RRAF0107

AMUSUH comemora 25 anos

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) comemorou seus 25 anos em grande encontro em Brasília na terça-feira (20). Dezenas de prefeitos (as), secretários, autoridades, deputados e senadores prestigiaram o evento. O trabalho e as diversas conquistas articuladas pela Associação ao longo de sua história foram reverenciados por todos aqueles que reconhecem sua importância na defesa das causas municipalistas.

Durante seus 25 anos de existência, a AMUSUH vem se consolidando como a grande defensora dos 729 municípios sedes de usinas e alagados. Desde as recorrentes iniciativas de reformas tributárias até projetos de lei que modificam leis e direitos dos municípios são trabalhados com expertise técnica e política junto aos prefeitos (as), representantes de órgãos dos governos Federal e estaduais e parlamentares de todos os partidos e regiões.

Para o presidente reeleito da AMUSUH (biênio 2019/20) e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, os 25 anos da Associação são um importante marco municipalista. “Unidos já conquistamos grandes avanços como foi o aumento de repasses para os municípios e assim continuaremos trabalhando para responder aos anseios dos 42 milhões de brasileiros que vivem nos municípios responsáveis pela geração de mais de 60% da energia do país. A articulação da AMUSUH com sua Diretoria Executiva, Conselhos, prefeitos (as) e também com os parlamentares foi primorosa para que essa conquista se tornasse realidade”, afirmou Salmória.

Já o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados, deputado Valdir Colatto, destacou a excelência do trabalho da AMUSUH no Congresso e nas demandas regionais. “Aprovamos esse aumento dos repasses para as prefeituras e estamos avançando com o fomento da produção de pescados nos lagos das usinas. Temos um grande potencial de geração de renda para além da eletricidade e isso precisa ser aproveitado pelos empresários em benefício das prefeituras e suas populações”, declarou Colatto.

Em maio desse ano, a AMUSUH focalizou a força política dos prefeitos (as) e parlamentares para a aprovação do PLC 315/2009, transformado na lei 13.661/2018, que aumenta de 45% para 65% da parte da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) destinada aos municípios.

Na opinião da secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, os 25 anos de história da Associação transformaram o entendimento e o respeito acerca do municipalismo e suas justas demandas. “Já são mais de 16 anos à frente da AMUSUH e posso afirmar que a força política das nossas mobilizações tem crescido a cada mutirão na defesa dos municípios. Nossa Associação se tornou referência para as prefeituras que sabem que podem contar com as nossas ferramentas técnicas e ótimo trânsito em todas as instâncias dos governos e também junto aos parlamentares. Continuaremos construindo esse caminho de conquistas com a certeza de que estamos fazendo diferença na vida de milhões de brasileiros”, garantiu Terezinha Sperandio.

O aniversário de 25 anos da AMUSUH foi patrocinado pela Caixa, Itaipu Binacional e Cypriano Advogados.

Patrocinadores AMUSUH 25 anos

Itaipu_Binacional_Logocaixa logoLogo-Cypriano-Advogados_transparente

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo institucional do Evento AMUSUH 25 anos