WhatsApp Image 2018-10-10 at 18.06.31

AMUSUH e a ANEEL estreitam relações e ampliam contatos

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), atenta os interesses dos municípios, reuniu-se com os novos diretores e superintendências da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na quarta-feira (10). Estreitar relações e ampliar contatos foi o principal foco da reunião realizada pela AMUSUH e que contou com representantes de nove estados da federação, com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados e outros parlamentares.  Assim, a Associação busca um melhor entendimento e previsibilidade para as finanças das prefeituras.

Para o prefeito de Abdon Batista (SC) e presidente da AMUSUH, Lucimar Salmória, a reunião foi bastante proveitosa e indica a disposição da Agência para melhorar a transparência em relação às informações pertinentes aos municípios. “Abrimos caminhos para que a equipe técnica da Associação possa trocar informações com representantes da Agência. As demandas e preocupações dos municípios e da Associação devem ser discutidas para resguardar os direitos das prefeituras. Estamos assim aproximando os trabalhos da Associação com a Agência em prol dos 729 municípios sedes de usinas e alagados”, declarou Salmória.

Na opinião da secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, a reunião foi um passo para que haja uma melhor forma de divulgação e e aprimoramento das metodologias da Agência que balizam os repasses às prefeituras. “Queremos entender os critérios que a Agência usa para estabelecer o valor do preço médio da energia gerada e os subsídios utilizados para a formação da Tarifa Atualizada de Referência (TAR) base de cálculo para a compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos – CFURH. Nosso dever como entidades que representa os municípios é buscar junto com a Agência informações que sejam cada vez mais claras e disponíveis para a entidade e para as prefeituras”, afirmou Terezinha Sperandio.

A AMUSUH realiza reuniões periódicas com a ANEEL para dirimir dúvidas que as prefeituras possam ter em relação aos repasses da geração de energia. A união da força política dos 729 municípios com a expertise técnica da Associação é o pilar primordial para a construção de um futuro melhor para os mais de 42 milhões de brasileiros que fazem parte direta ou indiretamente dos resultados dos empreendimentos que geram mais de 60% da energia elétrica do país.