Em discurso na tribuna do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Ana Amélia – “Saúdo o trabalho da AMUSUH na aprovação do PLC 315”

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) participou do encontro de confraternização dos municípios na Câmara dos Deputados no dia 22 de maio para saudar a sanção da Lei 13.661 que atualiza os repasses da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) e dos Royalties da Itaipu Binacional. Está pauta municipalista dos 729 municípios do Brasil foi a maior vitória dos últimos anos construída pelo trabalho da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH).

A senadora reconheceu os esforços empreendidos ao longo de mais de duas décadas até a aprovação final desta lei que representará a partir de julho um repasse de mais de meio bilhão de Reais anuais para as prefeituras. “O Rio Grande do Sul é o quarto estados mais beneficiado com esse aumento da CFURH. Os 67 municípios gaúchos com usinas ou alagados receberão R$ 17,4 milhões de acréscimo. Este é um grande avanço, especialmente neste momento de crise financeira. Alguns municípios não conseguem nem pagar os servidores. Toda receita extra é importante e todos os prefeitos saberão usar os recursos com responsabilidade”, disse Ana Amélia.

A senadora aproveitou para destacar os trabalhos desempenhados pela AMUSUH ao potencializar as forças políticas dos prefeitos (as). “Quero salientar o papel do prefeito de Cotiporã (RS), José Carlos Breda, e do ex-presidente da AMUSUH, Altenir da Silva, o Nico. Além é claro da secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, que foi muito importante. Ela foi de uma bravura na organização, nos chamados, na hora de convocar os parlamentares. Garanto que continuaremos juntos na defesa das demandas dos municípios”, declarou a senadora Ana Amélia.