RRAF0053

Salmória – “O fórum em Campos Novos (SC) foi exitoso”

O Fórum Energia & Sustentabilidade organizado pela AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados), com apoio da Frente Parlamentar Mista, no dia dois de junho em Campos Novos, Santa Catarina, reuniu dezenas de prefeitos e palestrantes para debaterem as dificuldades e estratégias de desenvolvimento para os municípios.

Este fórum regional aproximou o trabalho da Associação das realidades locais. O objetivo foi orientar e discutir junto aos gestores municipais estratégias para aprimoramento das ações pertinentes ao segmento, buscando garantir o desenvolvimento local. Debateu-se desde questões sobre a diversificação das fontes de receita, imprescindível para o desenvolvimento dos municípios, projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional até novas alternativas de receitas próprias, como a produção de pescados em tanques-rede nos lagos das usinas até o turismo.

Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, o fórum respondeu às expectativas dos prefeitos e consolidou o trabalho da Associação. “Foram apresentadas soluções e caminhos para resolverem os inúmeros problemas que temos nos nossos municípios. Os palestrantes apresentaram muitos conhecimentos e os prefeitos acompanharam com atenção as palestras. As explorações da aquicultura e da pesca esportiva, por exemplo, são uma necessidade. Muitos turistas vão para a Argentina ou outros países para pescar e fazer turismo enquanto nós temos grandes lagos inexplorados. Para isso, precisamos povoar esses lagos com peixes. Isso vai alavancar as receitas dos municípios. O PLC 315/2009 que aumenta de 45% para 65% a parcela da CFRUH (Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos) destinada aos municípios é outra frente de batalha para melhorar as finanças municipais.  Os lagos das usinas têm enormes potenciais à disposição daqueles que ousam olhar para além das turbinas”, afirmou Salmória.

A AMUSUH conta com o apoio da Itaipu Binacional

itaipu2015_logo