24-05-Forum-Amusuh-Amvap1

Fórum Energia & Sustentabilidade em Uberlândia debate gestão municipal

O fórum regional em Uberlândia (MG) organizado pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Hidroelétricas (AMUSUH), em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), debateu os desafios e estratégias de gestão para os municípios. O evento Energia & Sustentabilidade realizado na quarta-feira (24) contou com especialistas em gestão municipal e palestrantes que expuseram as proposições de leis que estão em análise no Congresso Nacional, regulamentos para o setor e novas alternativas de geração de renda a partir dos empreendimentos e dos lagos das usinas.

Para a secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, o fórum consolida o trabalho da Associação em prol dos municípios. “As palestras e debates mostraram as realidades e iniciativas que os municípios podem desenvolver para ampliar suas arrecadações. Os projetos de lei que podem beneficiar ou prejudicar os municípios também foram expostos aos prefeitos. Este fórum reafirma o trabalho da Associação para defender e promover os municípios”, afirmou Terezinha.

O fórum em Uberlândia contou com abertura oficial do prefeito de Ipiaçu (MG) e presidente da AMVAP, Leandro Luiz de Oliveira e de Marcelo Passuelo, prefeito de Fronteira (MG) e diretor administrativo da AMUSUH. “Poderemos estar ganhando muito mais com o VAF (Valor Adicionado Fiscal). Temos que estar atentos e unidos para termos força para conseguirmos o que é de direito nosso”, declarou Passuelo.

Os especialistas Flávio Henrique Lima, vice-prefeito de Paulo Afonso (BA), Ivan França e Souza, biólogo e consultor ambiental e Terezinha Sperandio, secretária-executiva da AMUSUH, trataram os diversos temas relativos aos municípios. “As razões para as perdas de 30% da CFURH (Compensação Financeira Pelo Uso de Recursos Hídricos) foram debatidas com os prefeitos que precisam aprimorar a gestão das prefeituras no sentido de consolidar e gerar novas formas de receita”, afirmou Flávio Henrique Lima.

A AMUSUH realiza em todo o Brasil fóruns de debates para intensificar o trabalho em prol dos 727 municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados. As próximas reuniões serão nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Estes fóruns são realizados com apoio de entidades municipalistas dos estados e das regiões.

Acesse o folder do evento – http://issuu.com/amusuhassociacao/docs/amusuh_folder_forum

 

Patrocínio - Itaipu Binacional
Patrocínio – Itaipu Binacional