Campos Novos Usinas

AMUSUH realiza fórum em Campos Novos (SC)

A AMUSUH (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados) realiza na sexta-feira (2) o fórum regional Energia & Sustentabilidade em Campos Novos, Santa Catarina. O evento vai debater os desafios e estratégias de desenvolvimento social e econômico para os municípios geradores de energia ou alagados pelas barragens.
A série de palestras vai abordar os projetos e propostas de lei que podem prejudicar ou melhorar a realidade dos municípios, a necessidade da revisão dos Planos Básicos Ambientais que pode render recursos para as prefeituras e novas formas de geração de renda a partir dos lagos das usinas. A produção de pescados em tanques-rede e o fomento do turismo, por exemplo, podem revolucionar as finanças municipais.

Este fórum regional é mais uma ação desenvolvida pela AMUSUH para capacitar e melhorar o cotidiano das prefeituras. A Associação na mede esforços para representar os 727 municípios sedes de usinas e alagados em Brasília e nas mais diversas demandas nacionais.

Local do Evento: “CASA DA CULTURA”
Praça Lauro Muller, n º 39 – Fone: (49) 3541-1554, Centro – Campos Novos (SC)
Localização: https://goo.gl/maps/vePcQ9Bru9K2

Programação:

9h30 – Abertura Oficial com o deputado federal Valdir Colatto, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados, Lucimar Salmória, prefeito de Abdon Batista (SC) e presidente da AMUSUH, José Carlos Breda, prefeito de Cotiporã (RS) e vice-presidente da AMUSUH e Silvio Zancanaro, prefeito de Campos Novos (SC) e membro do Conselheiro Fiscal da AMUSUH.

9h50 – Leis e projetos em análise no Congresso Nacional
Palestrante: Terezinha Sperandio – secretária-executiva da AMUSUH

10h20 – Perdas de receitas dos municípios sedes de usinas e alagados
Palestrantes: Flávio Henrique Lima, vice-prefeito de Paulo Afonso (BA) e Artur Mattos, economista, professor universitário e auditor-fiscal em Salvador (BA).

10h50 – Importância da revisão dos Planos Básicos Ambientais
Palestrante: Ivan França e Souza – consultor ambiental e biólogo (GO)

11h45 – Inclusão produtiva por meio das Rotas de Integração Nacional
Palestrante: Aline Elaine de Lima Fagundes, diretora interina do departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional (DPR), ministério da Integração Nacional (MI)

15h – Projeto Piloto – Municípios atingidos pelas usinas de Campos Novos, Garibaldi e São Roque
Mesa-redonda com vários palestrantes

Patrocínio - Itaipu Binacional
Patrocínio – Itaipu Binacional