cartaz conferência

AMUSUH propaga a aquicultura como alternativa econômica 

A produção de pescados nos lagos das usinas hidroelétricas tem um enorme potencial para se desenvolver  nos próximos anos. Com o apoio da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) a piscicultura em águas públicas foi debatida na primeira Conferência Municipal da Cidade – Três Ranchos, Turismo, Vocação e Oportunidades. O evento aconteceu no município de Três Ranchos, Goiás, no dia dois de Junho e contou com palestra da secretária executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio. O objetivo é multiplicar as experiências do setor e desenvolver essa nova alternativa de receitas para empresários e prefeituras. Além disso, a AMUSUH também mostrou outras frentes de atuação na defesa dos municípios.
Com praticamente um quinto da área do município alagada pela represa da usina de Emborcação, o município de Três Ranchos tem grande potencial para desenvolver a produção de pescados. De acordo com a secretaria de Aquicultura e Pesca do ministério da Agricultura, o potencial de produção de peixes no lago da usina é da ordem de 12 mil toneladas anuais, mas somente uma autorização de 650 toneladas foi requerida. Na região, as usinas de Itumbiara, Emborcação e Serra do Facão somam um potencial produtivo de mais de 52 mil toneladas de peixes por ano, mas só foram solicitadas autorizações para a produção de 17,8 mil toneladas.
Outro tema abordado pela secretária executiva Terezinha foram as pautas políticas defendidas pela Associação em Brasília. O destaque ficou por conta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 315/2009 que pretende aumentar os repasses da Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos (CFURH) para os municípios. Esta proposta e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 163/2015 que torna mais justos os critérios para a divisão do Valor Adicionado Fiscal (VAF) são as prioridades da AMUSUH para este ano. Além delas, outras 31 propostas de lei ou alterações legais são acompanhadas de perto pela AMUSUH.
IMG_6984 IMG_6995 IMG_6985 IMG_6999