Captura de Tela 2016-05-28 às 09.39.14

A falta de alevinos evidencia amadorismo

O setor produtivo da piscicultura ainda precisa aprimorar todas suas etapas para garantir a regularidade dos insumos e dos produtos finais. Em palestra no Primeiro Seminário Aquicultura em Águas Públicas, o professor Danilo Streit da universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS) reclamou a falta de profissionalismo do mercado.

“A oferta e a qualidade dos alevinos do mercado não são regulares. Chega a faltar alevinos de tilapias e dos peixes nativos. Os paradigmas da produção nacional ainda são muito arcaicos. Também faltam pesquisas científicas para aprimoramento da produção de alevinos. Infelizmente ainda há muito amadorismo”, afirmou Streit.

O professor também defende as espécies nativas pois o mercado é amplo. “Sou um entusiasta por espécies nativas. Sempre fui. Mas eu sei que é necessário que a cadeia se desenvolva de forma geral e isso passa pelas espécies exóticas para que todos possam crescer. O mercado exige outras coisas. Há uns 15 anos , a tilápia representava 75% do mercado. Ela ainda cresceu muitos nos últimos anos, mas agora também está se destacando o tambaqui” declarou Streit.

Acesse a apresentação do professor Danilo Streit : https://issuu.com/amusuhassociacao/docs/apresenta____o_prof_danilo_pedro_st

Comentários:0

Deixe uma resposta