paranaba_sosimo

Reunião regional para conscientizar os gestores municipais sobre o momento atual do setor

A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas – AMUSUH em parceria com a prefeitura de São Simão realiza nesta quarta-feira, 28, uma reunião regional para conscientizar os gestores municipais sobre o momento atual do setor.

Há no Congresso Nacional  dois projetos prontos para serem votados de extremo interesse e importância dos municípios sedes de usinas e alagados. O primeiro, é o PLC 315/2009 que somará um incremento de 44% nas receitas da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH). Ou seja, a AMUSUH luta para que este projeto seja APROVADO.

O segundo projeto, e muito delicado para os municípios sedes de usinas e alagados, é o PLS 93/2012, retirará dos municípios mais de 99% da arrecadação atual do CFURH. Nesse caso a AMUSUH luta para que o projeto seja REJEITADO.

A reunião regional de São Simão contará com a presença de mais de 15 municípios, entre eles: Aporé – GO; Bom Jesus do Goiás – GO; Cachoeira Alta – GO, Caçu – GO; Cachoeira Dourada – GO; Quirinópolis – GO; Serranóplis – GO; Canópolis, entre outros. Há seis usinas hidroelétricas nessa região que alagam todos os municípios convidados para a reunião.

A AMUSUH já fez reunião em Cascavel e Pinhão no Paraná e já tem encontros marcados em Araguari – MG e no estado de São Paulo, dividido em três encontros. Após as reuniões regionais, haverá a Mobilização Nacional dos municípios sedes de usinas, que será no dia 23 de setembro em Brasília, data que antecede as votações dos dois projetos.