1

Região Norte: Esvaziamento dos reservatórios das principais hidrelétricas é motivo de alta de até 54% nas contas de luz dos consumidores

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou o reajuste na última quarta-feira (29) de até 54% nas contas de luz da região Norte do país, resultado do esvaziamento dos reservatórios das principais hidrelétricas.

Os consumidores de luz do interior de Roraima, atendidos pela Companhia Energética de Roraima (CERR), a partir de 1° de novembro terão suas contas de luz reajustadas com o aumento de 54,06%.

Em Boa vista, capital do estado, o aumento médio autorizado pela ANEEL na quarta foi de 16,95%. Para residências e comércio (baixa tensão), a conta de luz ficará 16,78% mais cara. Para a indústria (alta tensão), 17,04%.

A ANEEL também autorizou o reajuste para os moradores do estado do Amazonas. O aumento médio será de 18,62%. Para residências e comércios, 15,83%. Para a indústria, 22,63%.

A situação dos reservatórios de hidrelétricas está em alerta no país inteiro. De acordo com o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a conjuntura está pior do que na época do racionamento, em 2001, nas regiões do Sudeste e Centro-Oeste.

Por Frederico de Lima Melo
comunicacao@amusuh.org.br