O país é 2º em vagas

O Brasil é o segundo país do continente americano com melhor expectativa de criação de empregos no fim do ano, de acordo com pesquisa divulgada ontem pela empresa Manpower. O Panamá ficou com a primeira posição e a Argentina com a última.

Segundo a análise, o Brasil tem uma tendência líquida de gerar empregos no último trimestre de 2012 (diferença entre as empresas que preveem aumentar suas equipes e as que esperam reduzir o quadro de pessoal) de 24%. Entretanto, os planos de contratação “diminuíram pelo segundo trimestre consecutivo e estão no seu nível mais fraco em três anos”, diz o relatório.

Otimismo

O Panamá aparece em primeiro lugar no ranking, com 26%, a Colômbia em terceiro, com 19%, seguida pela Costa Rica 18%, México 17%, Guatemala 14%, Canadá 9%, Estados Unidos 8%. A Argentina ficou na última posição, com 3%.

Apesar de os Estados Unidos e o México continuarem abaixo das médias históricas, as intenções de contratação para o quarto trimestre em ambos os países são “as mais otimistas desde o terceiro trimestre de 2008”, em plena crise econômica, observa o estudo.

A tendência americana “é impulsionada por planos de contratação favoráveis no comércio no atacado e no varejo, lazer e hotelaria e serviços profissionais e de negócios”, segundo o estudo. A pesquisa, com margem de erro de 3,9%, consultou 30.000 departamentos de pessoal em empresas de 10 países.

*Fonte: Correio Braziliense – 12/09/2012