lb2a1249

Agenda Legislativa 2014: AMUSUH e ANAMUP buscam apoio político para o fortalecimento dos municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados e do segmento produtivo

No dia 25 de março, na Câmara dos Deputados, a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH) e a Associação Nacional dos Municípios Produtores (ANAMUP), promoveram a Mobilização Nacional em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados e o Encontro Nacional de Prefeitos do Segmento Produtivo, onde foi apresentada a Agenda Legislativa 2014 aos presentes.

O primeiro dia da mobilização e do encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, gestores municipais e deputados. O presidente da AMUSUH e prefeito de Salto do Jacuí/RS, Altenir Rodrigues da Silva, saudou brevemente os participantes e passou a palavra para o presidente da ANAMUP e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Carlos Casteglione, que também cumprimentou a todos. Logo após, a secretária executiva das associações, Terezinha Sperandio, fez uma apresentação de todas as proposições que tramitam no Congresso Nacional, presentes na Agenda Legislativa, que causam impactos positivos e negativos aos municípios. “Em algum momento a ANAMUP e a AMUSUH podem ter deixado de ganhar, em se tratando de proposições que tramitam, mas não obtemos nenhuma derrota até hoje. No entanto, nada disso é possível sem o apoio político dos prefeitos”, afirmou Terezinha, explicando o papel decisivo das associações perante o Poder Legislativo.

O presidente da AMUSUH fez um apelo aos presentes: “Que cada prefeito busque um município a mais para se associar. No estado do Rio Grande do Sul consegui trazer 90% dos municípios”, afirmou Altenir.

“Tenho conversado com a bancada capixaba sobre os problemas decorrentes dos municípios produtores. Queremos fazer deste momento um marco de lutas em defesa do municipalismo brasileiro”, declarou Casteglione, presidente da ANAMUP.

Logo depois, os presidentes das associações abriram um momento para que os prefeitos e parlamentares presentes pudessem se manifestar sobre os temas debatidos, gerando muitos pronunciamentos importantes que se somaram e enriqueceram a discussão dos temas.

Café da Manhã

altPresidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, deputado federal Vilson Covatti (PP/RS)

No café da manhã promovido hoje (26) pelas associações, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, cujo presidente é o deputado federal Vilson Covatti (PP/RS), foi lançado oficialmente a Agenda Legislativa 2014. O evento contou com um número expressivo de deputados, prefeitos, da representante do Senado, senadora Ana Amélia (PP/RS), representantes dos ministérios da Pesca e Minas e Energia, da Caixa Econômica Federal e da Presidência da República. O tema ficou por conta do debate de ideias e proposições de interesse dos municípios.

Estiveram presentes no café da manhã municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Sergipe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.