200 mil devem justificar o voto

O Distrito Federal só terá eleições em 2014, quando ocorrem os pleitos gerais em todo o país. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) estima que cerca de 200 mil pessoas inscritas em outras unidades da Federação devem justificar a ausência às urnas na capital do país, em 7 e 28 de outubro. Nessas datas, serão realizados o primeiro e o segundo turnos da consulta que definirá os nomes dos novos prefeitos e vereadores de mais de 5 mil municípios. Nas últimas votações desse tipo, 130 mil eleitores foram até os postos do DF para comunicar que não estavam nos estados de origem.

Ao todo, serão 99 locais de justificativa com 402 mesas receptoras. Cada uma contará com duas urnas, o que soma, no total, 804 aparelhos eletrônicos instalados em todo o DF. A lista com os endereços pode ser encontrada no site www.tre-df.jus.br. Os eleitores devem levar um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de trabalho, além do número do título. Todo o processo ocorre das 8h às 17h. “Não é necessário ter o título de eleitor em mãos, basta o número”, explica o assessor de Planejamento do TRE-DF, Marcello Soutto Mayor.

Um formulário de justificativa também é obrigatório. Ele pode ser preenchido previamente, mas deve ser assinado na presença de um dos 1.943 mesários treinados para a ocasião. O documento deve ser obtido nos cartórios, postos eleitorais e no site do tribunal, a partir de hoje.

Local

Não há uma definição de local por estado, por exemplo. O eleitor pode fazer a justificativa em qualquer estabelecimento destinado a esse fim. Logo, se um morador de Planaltina quiser fazer o procedimento no Plano Piloto, é permitido. Desde que ele tenha os documentos necessários, não há restrição. Aqueles que não comparecerem aos postos nos dias da votação, tanto do primeiro quanto do segundo turno, terão 60 dias, a contar da data do pleito, para justificar no estado de origem o porquê da ausência. Para tanto, ele precisará de um comprovante dizendo que não estava no estado no período.

Quem quiser tirar a segunda via do título deve solicitá-la até hoje. “É importante lembrar que os eleitores do DF não precisam justificar o voto”, reforçou Soutto Mayor.

130 mil Total de moradores do DF que justificaram o voto em 2008

*Fonte: Correio Braziliense – 27/09/2012